quinta-feira, 16 de abril de 2020

Perguntas circunstancias sobre o Cristianismo

Uma pergunta despretensiosa que me foi feita acabou por oportunizar esse pequeno artigo. A jovem em questão perguntou se “existe explicação pra forma como as multidões conseguiam ouvir Jesus?” Claro que ela falava de explicação natural, i.e. ele queria saber se as multidões conseguiam ouvir ao Mestre por conta de algum milagre ou não. Segue o artigo.

Três observações sobre Jesus ser ouvido pelas multidões:

1) Um mundo silencioso: a primeira observação talvez seja quanto as diferenças sonoras entre o mundo atual e os tempos de antigamente. O mundo sem máquinas, indústrias, propagandas era bem menos barulhento que os nossos dias. As vozes humanas eram menos abafadas por outros sons e a correria do dia a dia, certamente diferente do hoje, traziam menos interferência sonora. Basta ir ao campo ou ao interior ou mesmo observar as nossas ruas a noite, as vozes parecem bem mais altas e a propagação bem mais ampla. Outro fator são condições dos locais que favoreciam a propagação do som, lembre-se que tipicamente Ele falava em lugares mais desertos. Alguns comentarias do Novo Testamento chegam a destacar alguns senários: a montanha ou a praia, comentam, mecanicamente a voz do Senhor teria maior propagação natural nesses espaços.

2) As pessoas ouviam: um outro fato importante é que as pessoas de antigamente eram treinadas para ouvirem as outras. Nossa sociedade aprendeu a falar e desaprendeu a ouvir. As redes sociais demonstram isso de modo interessante. Todo mundo tem algo a dizer. Todos sabem o que falar (ou teclar), cada pessoa é incentivada a dar a sua opinião, mas se esquecem que é precisa ler. Produzimos texto, vídeo, estudos e etc para ninguém. Não lemos as opiniões dos outros, não lemos as conclusões dos outros, não lemos nem mesmo as informações para que possamos emitir nossa opinião de modo seguro. Parece certo insistir que na antiguidade a coisa era bem diferente. A maioria das pessoas eram iletradas. Poucos tinha o direito de emitir opinião e isso comentava a capacidade de ouvir ou outros com atenção. A Educação Clássica, em especial o Trivium, sugere que primeiro o aluno ouve com atenção, só depois ele é chamado a repetir e interagir com o conteúdo ministrado. Também devido a falta de sistemas de registro (lembre-se que até livros era coisas difíceis de se fazer até a invenção da impressa por Gutemberg no séc. XVI) as pessoas tinham apenas a chance de, ouvindo com atenção guardar, na memória o que fora dito então era bem provável que as pessoas estavam muito mais habilitadas a prestar atenção nos outros, o que aguça a audição naturalmente.

3) As pessoas sabiam falar: No mundo antigo, ser um orador, alguém que fala em público, não era coisa para qualquer um. Ter uma voz potente era apenas uma das características necessárias para assumir essa função. Lembre-se, não havia os aparelhos eletrônicos e amplificadores de sons que dispomos atualmente. Então as pessoas eram treinadas para falar com alta voz. Ademais, é bem natural que quem aprendeu a ouvir e tivesse algo importante para falar, se preparasse bem para compartilhar algo. Claro que havia construções que favoreciam a propagação das vozes, basta ver os antigos anfiteatros greco-romanos. Mas as pessoas que proferiam anúncios, leis, ensinos ou profecias buscavam falar com clareza e com bastante potência.


CONCLUSÃO
Levando em conta essas 3 observações, é mais provável que Jesus se valeu delas do que tenha se utilizado de algum milagre para se fazer ouvido. Afinal em tudo ele foi semelhante a nós, e é certo que Ele não usou seus poderes sobrenaturais para benefício próprio. Também é preciso lembrar que Ele sempre instruiu seus discípulos a serem discretos quanto aos milagres – bem diferente do que fazem os charlatões que prometem curas milagrosas hoje em diversas falsas igreja – e que nós Evangelhos nada a cerca de uma manifestação miraculosa na potência da voz de Jesus foi mencionada, o surpreender era doutrina de Jesus e não a forma dele apresentar. 


Se você tem alguma dúvida, mesmo circunstancial a cerca da Bíblia ou do cristianismo como um todo, manda para mim. Vamos procurar tira-la juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sua vez de dizer alguma coisa! Será bom te ouvir (ou ler), mas lembre-se da boa educação.