segunda-feira, 26 de abril de 2010

Avançai, avançai...

“Avançai, avançai, com a Bíblia na mão...” diz um dos mais belos hinos da Igreja Cristã – infelizmente quase totalmente esquecidos, principalmente pela nova geração – a verdade, cantada neste hino, anuncia a política da Igreja: ir a todos os lugares anunciando o evangelho a todas as pessoas. Em Mateus 28;16, encontramos a base para esse cântico, “A Grande Comissão”, um mandamento direto para os discípulos de Jesus (a verdadeira Igreja).

Esse chamado ou mandamento começa com uma prerrogativa de autoridade, Jesus afirma ser senhor dos céus e da terra e, por causa disso, dessa autoridade, ele manda “vão e façam discípulos... ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei ”(NVI). Sempre foi assim na Igreja, a Bíblia era o centro do evangelismo, ensinar a Verdade nas Escrituras era a base do crescimento da Igreja, o avançar era, de fato, com a Bíblia nas mãos, aberta, anunciada, explicada e vivida, afinal, é lá o 'lugar' onde está escrito tudo o que o nosso Senhor Jesus ensinou, ou seja, tudo o que devemos ensinar aos novos discípulos de Cristo.

Novo vento tem soprado. As novas gerações – se bem que já não tão novas – assim como dos hinos, tem se esquecido dessa parte da política de crescimento. A Bíblia, para esses, é secundária, dizem: “primeiro atrairemos, depois pregaremos”. Então uns atraem com músicas modernas e dos mais variados gêneros, com verdadeiros shows, luzes, fumaças e performances, para outros o show é diferente, a ênfase em milagres e curas é o marketing eclesiástico, outros ainda fiam-se na ação social como atividade primária da Igreja. Shows, músicas modernas e variadas, curas e milagres e cuidados aos desfavorecidos ou necessitados, são em si, coisas boas (não neutras). Creio que elas agradam a Deus e servem para o crescimento Reino – se bem que bem mais para o crescimento daqueles que são do Reino. Mas isso somente quando feitas pelos objetivos certos, nos momentos certos e da forma certa (objetivos momentos e formas descritos e dirigidos pela Palavra, cap.21 da CFW).

Mas pregar a Palavra de Deus foi à única ferramenta de crescimento deixada por Ele para sua Igreja. O anúncio das boas novas é A ESTRATÉGIA perfeita para o Reino. Não somos autorizados a alterar esse cronograma. O chamado para assim proceder é até que Cristo venha e todos os povos tenham ouvido do Evangelho (Mt 24;14). A pregação de Cristo Crucificado é uma dádiva dada apenas aos homens, a qual é anelada pelos anjos (1Pe 1;12).

Quando canto “Avançai, Avançai com a Bíblia na mão”, penso em um facão usado para abrir caminho na mata fechada, ou em uma bússola, indispensável na travessia de desertos, o mapa que mostra o caminho certo, a lanterna que ilumina na escuridão, ou ainda a arma e o escudo que protegem dos perigos da jornada, sempre às mãos daqueles que avançam. Será que ainda é assim? Será que temos desbravado através da força da Palavra, ou temos usados outros métodos (Fp 2;13)? Nosso avanço está sendo guiados pela Bíblia (Sl 18;30), ou será que o caminho tem sido traçado por novos lideres e sua estratégia inovadoras (Jr 17;9)? É a Bíblia que consultamos quando nos sentimos perdidos? Ou buscamos a consultores e gestores experientes? Nossos passos têm sido iluminados pela a Luz do Espírito Santo (Sl 119,7)? Em que temos confiado? No dinheiro, no planejamento estratégico? Na propaganda? Na tecnologia?

Não devemos achar que é secundário ser fieis e prudentes na obediência a esse mandamento, antes, façamos tudo para que cumpramos a ordem dada: Avançai, Avançai... COM A BÍBLIA NA MÃO.

Nesse pensamento – melhor – obedecendo a esse mandamento, abro esse blog, com um único interesse: divulgar a Palavra de Deus. Muitos empreendem tal esforço, inclusive na mídia eletrônica. Talvez alguém me pergunte o por quê? A resposta é a mais simples possível! Tenho um computador em casa, tenho internet, gosto de escrever, e parece que tem gente que gosta de ler. Então porque não escrever algo que edifica? Bom é isso: mais um, aos inúmeros (mais insuficientes) blogs de verdadeiros cristãos. E na paz daquele que me chamou para ser pescador de homens (mesmo através da rede eletrônica), sigo.


Sem mais...
Graça e Paz.

Esli Soares

4 comentários:

  1. Caro Esli!

    Quer dizer que agora o camarada também faz parte da blogosfera "oficialmente"? Pois bem, não sou o primeiro seguidor, mas sou o segundo. Que Deus te ilumine ao escrever os seus textos, os quais, tenho certeza, serão muito propositivos.

    Grande abraço meu amigo!

    Ps: Agora você pode seguir o meu blog. Estou esperando!

    Ricardp

    ResponderExcluir
  2. A Paz de Cristo, irmão eXli!

    Quanto tempo! Como está?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos...

    Graças a Deus está tudo bem, estamos correndo com algumas mudanças e logo postrei algo novo.

    Na paz de Cristo.

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito contente em saber que você, QUERIDO IRMÃO, construiu este Blog.´
    E será para mim um imenso prazer escrever, comentar e me fazer presente por aqui.
    Como o modelo de integridade cristã que temos em casa (nosso papi), vejo em você o reflexo disso. De tudo que nossos pais nos ensinaram, vejo o chamado de Deus e a confirmação do Ministério em todas as suas palavras. Creio que elas vem de Deus para a sua e para a nossa edificação.
    Eu louvo ao Senhor, pelo seu chamado, pelo meu chamado, pelo nosso chamado. Afinal, creio firmemente e com convicção que somos mesmo heranças do Senhor!! Aleluia!

    ResponderExcluir

É sua vez de dizer alguma coisa! Será bom te ouvir (ou ler), mas lembre-se da boa educação.