quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Críticas e Elogios

Antes de mais nada: embora este blog seja 'meu', não gosto muito da ideia de publicar aqui coisas pessoais, o intento é exposição da Palavra de Deus. Mas dedilhando algo, há algum tempo, formou-se a confissão que se segue. Não sei, se fará sentido, mas depois de muito fugir, publico a estranha confissão.
______________________

Eu prefiro as críticas que elogios, aprendo bem mais com elas. Mas, que fique claro, gosto de ouvir alguém elogiar aquilo que fiz certo, isso me motiva e me faz sentir bem, sabendo (em termos) que estou no caminho certo. Mas é depois do 'mas' que a coisa fica realmente interessante para mim. É nessa hora que minha atenção se aguça e, como se o mundo parasse, espero a sentença.



Estranhamente, gosto de elogiar, gosto de honrar e louvar tudo que é digno de honra e louvor, até mesmo as palavras (ou atos) de um rival ou mesmo um inimigo, mas meus amigos sabem que também critico – talvez, bem mais do que eu elogio!

Se você já me vez críticas, saiba que sou grato! Se sua intenção foi me derrubar, sinto muito – na verdade não! – não deu certo. Se você me elogiou, obrigado! Gosto disso, os guardo em alta-conta, mas meus 31 anos não me permitem mais ficar deslumbrados com eles.

Se eu te elogie, saiba, foi sincero e despretensioso – não, não, eu não sou uma boa pessoa (não por mim mesmo) – verdade é verdade e eu estou preso a ela. 

Se em algum momento eu te critiquei; se você se sentiu atacado diretamente por mim; se você foi alvo de minhas considerações (críticas), então, é provavel que você seja um amigo (ou amiga) ou tenho algum interesse no seu crescimento espiritual, enfim, é alguém importante para mim com quem tenho o prazer de me relacionar.   

Ousaria dizer que minha estima é diretamente proporcional a intensidade das minhas críticas (minha mulher o diga). Isso talvez explique o meu silêncio ou desconsideração para alguns.

Estranho? Não! Ou pelo menos não tanto assim, a vara é para os filhos, mesmo que seja a da ponta esferográfica (no caso, a vara que se mostra na tela da teia do mundo)! Mas como disse, gosto mais de elogiar, gosto de ver coisa boas e que são dignas da minha apreciação, mas todos os meus elogios – exceto ao Senhor*, são seguidos de críticas (na maioria das vezes velada, afinal a crítica só cabe ao criticado), então, a cada nova crítica lembre-se o que quero mesmo é te ajudar a si construir (crescer - Ef 4;15) e quem sabe nisso (você me ajude a...) me construir também.

____________________
* "Elogio ao Senhor" seria uma forma de traduzir 'adoração e louvor', como a Ele não cabe nenhuma crítica, a razão da afirmação fica óbvia. Se bem que cabem críticas ao meu louvor – digo ao ato – assim de alguma forma até no elogio a Deus cabem críticas.

6 comentários:

  1. Esli,

    crítica não deixa ninguém mais magro nem gordo, mas pode deixar o "cabra" no peso certo [rsrs].

    Creio que é possível absorver algo de bom mesmo na crítica mais aguda, e só não dou bola mesmo para bufões e arrotadores...

    Mas deixando essa questão para lá, vai uma crítica: hoje, no seu aniversário de 31 anos, sequer convidou os amigos para aquele churrasco que ocorrerá em sua residência? Isso é algo deplorável e, imperdoável! [rsrs].

    Vão os meus parabéns a você, que em curto espaço de tempo em que nos conhecemos tem se tornado um grande amigo, ainda que estejamos um pouco ausentes dos antigos bate-papos, mas acho que isso é passageiro.

    Cristo o abençoe em mais este ano de vida, capacitando-o cada dia mais a realizar a sua obra.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jorge, meu amigo.

    Abraços e agradecimentos! Não 'rolou' churrasco aqui, só um jantar com a família. Muito bom! Tudo estava muito bom.

    De fato, estamos meio distantes e ausentes no bate-papo, também sinto falta, mas agora em fevereiro isso deve mudar.

    Mais uma vez obrigado pelas orações...
    Deus abençoe sua família também.

    Em Cristo,
    Esli Soares

    ResponderExcluir
  3. Caro Esli,

    Parabéns pelo seu trabalho na web. Deus continue abençoando!

    Faça uma visita ao VC:

    http://voltemosaocaminho.wordpress.com

    Um forte abraço,
    Marcos Sampaio

    ResponderExcluir
  4. Sampaio.

    Obrigado pela visita,volte sempre, visitarei o "voltemos ao caminho"... e comentarei se for o caso.

    Na paz do Senhor Jesus, o Único Deus, por intermédio de quem tudo foi feito.

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  5. Grande Esli,

    Lendo teu texto, lembrei de uma frase não me lembro de quem (se não me engano é de Agostinho), que diz assim:

    "Prefiro as críticas que os elogios, porque as críticas me corrigem e os elogios me corrompem."

    Então, vou te corromper um pouco elogiando teu posto e dizendo que ele é muito verdadeiro. Geralmente criticamos mais a quem mais estimamos.

    Só precisamos tomar cuidado para não sermos rudes demais na hora de criticar. Mas aí também depende mais do ouvido do criticado que da língua do criticante.

    Firmeza na Rocha!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Tiago... agradeço a crítica!
    Esli Soares

    ResponderExcluir

É sua vez de dizer alguma coisa! Será bom te ouvir (ou ler), mas lembre-se da boa educação.