segunda-feira, 11 de abril de 2011

Razão, Fé e o André - Um pensamento rápido!


Meu velho pai sempre me diz: “Você tem que andar com gente melhor que você, senão você não cresce... Se você perceber que no grupo onde você está, você é o melhor, é bom procurar outro grupo.”
Que conversas com o André Venâncio são boas ninguém pode duvidar... Outro dia trocamos e-mails e ele, meio sem querer, usou um termo que eu ainda não conhecia para descrever uma realidade do Divino: Suprarracional. E vejam só: ele acabou por me dar o termo certo para a fé racional e a razão que crê  - intellige ut credas, crede ut intelligas (Santo Agostinho)*.
Nós, os cristãos, não somos meros racionalistas. Algo em nós é restaurado, e por isso passamos a ser suprarracionais. E na medida que conhecemos mais Aquele que é o Autor da nossa fé, mais e mais suprarracionais nos tornamos. De fato é isso que significam passagens como Rm 10;17: “...a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” ou ideias como de culto racional (Rm 12;1).

É nessa possibilidade de acordar para uma mundo maior que o mandato de Jesus em Mt 28;18-20 se baseia. Isto é, na real possibilidade de que, ao conhecer a verdade, algo em nós seja liberto, sarado, vivificado. É literalmente como um cego de nascença que começa a enxergar, o morto que revive. Não é mera coincidência João apresentar Cristo no primeiro capítulo de seu Evangelho como a figura que traz a luz aos homens, ou mesmo usar o termo “Logos”, que abarca em si um intricado conceito filosófico, metafísico e religioso.

Não é por outro motivo que Paulo fala de loucura da pregação e se expressa como quem foge da erudição humana e ao mesmo tempo usa corajosamente técnicas discursivas, discursos exaltados e linguajar poético. Não é por outra razão que um pescador tosco, um bruto, é capaz de produzir uma preleção profunda, cativante e transformadora como na fala de Pedro em Jerusalém, narrada por Lucas em Atos 2. Não é por outro motivo que o curso do mundo foi profundamente alterado por um grupo de doze homens palestinos. Não é por outra razão que em parte conhecemos e em parte profetizamos.

Enfim, para aqueles que acham que razão e fé estão irreconciliavelmente distantes, nada posso dizer além de que suas falas são tolas. Afinal, se eles não tem fé, como podem ter certeza que essa afirmação é racional mesmo? Para os que pensam que o local onde se vive a fé é na razão, quero lembrar que isso só é verdade quando a razão humana é vencida pelo poder de Deus que é loucura para o homem sem salvação. Então não te estribes no teu próprio entendimento, confia o teu caminho ao Senhor pois o temor a Deus é o princípio da sabedoria.
__________________
* Valeu Bob.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sua vez de dizer alguma coisa! Será bom te ouvir (ou ler), mas lembre-se da boa educação.