quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

A RECOMPENSA DIVINA

Epístola aos Hebreus 11.6 - De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e recompensa os que O buscam.

A Bíblia não começa com uma longa narrativa para provar que Deus existe. Em suas primeiras páginas, nem mesmo é apresentado um único argumento para, de alguma forma, validar o conceito de uma divindade. Entretanto, as Sagradas Escrituras rapidamente nos informam quem e o que somos, nosso dever diante de SENHOR e o fracasso em cumpri-lo.

Criados à imagem de Deus e conforme Sua semelhança, Adão e Eva foram capacitados e, por isso, comissionados social, cultural e espiritualmente para governar toda a Criação. Antes do fim do processo criacional do homem, Deus mesmo apontou o que desejava que ele fizesse e pelo que fosse responsável, e ainda, para ajudá-lo, deu-lhe a mulher, osso de seus ossos e carne de sua carne.

Não demorou muito, entretanto, para que esse casal primevo desobedecesse ao Criador e, consequentemente, tentasse se esconder de Deus. E então, expostos à Santa Ira e a justa condenação por causa do Pecado, que nos legou a morte física e espiritual, foram expulsos da presença prazerosa do divino Ser.

Mas Deus, sendo rico em misericórdia e literalmente a definição de Graça e Amor, estabeleceu um Caminho para a redenção: Cristo Jesus, o único, que através de seu sacrifício realmente foi capaz de trazer o perdão e restaurar a comunhão entre Deus e os homens.

É exatamente por isso que somente pela Fé se pode agradar a Deus. Somente crendo em Jesus Cristo, como Salvador, isso é, somente O amando verdadeiramente e, por isso mesmo, obedecendo Seus mandamentos é que realmente estaremos nos reaproximando de Deus, no sentido contrário ao que Adão e Eva fizeram quando se perceberam completamente inadequados diante da iminente chegada dEle.

Em outras palavras, só aqueles que depositam sua esperança em Jesus, que ao morrer na Cruz, com seu Sangue os redimiu, é que vivem em perfeita obediência ao SENHOR e assim verdadeiramente se aproximam de Deus.

Essa é a grande recompensa que Ele concede àqueles que de fato O buscam, a saber, aqueles que crendo nEle – no Filho Amado, que foi enviado para dar Sua vida em resgate por muitos – confessam seus pecados e reconhecem que são incapazes de permanecer vivos diante de Sua Majestade: receber a dádiva de nova comunhão em Cristo para a Vida Eterna.

É por isso que a Bíblia não começa argumentando sobre a existência de Deus, mas partindo da certeza dEle, expondo que tudo foi criado, do nada, por Ele. Pois aqueles que leem a Palavra para se aproximar do SENHOR sabem que Ele existe, pois foi Ele mesmo que, os amando primeiro, se aproximou desses, que receberam o dom da Fé...

...então, creia, se aproxime dEle. Exerça a fé que Ele já lhe deu. Busque ao SENHOR, sabendo que Ele te encontrará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sua vez de dizer alguma coisa! Será bom te ouvir (ou ler), mas lembre-se da boa educação.