terça-feira, 16 de janeiro de 2024

A VERDADEIRA MARCA DA PROMESSA

Reflexão a partir do esboço do sermão exposto em 14 de janeiro na 4ª IPBV, especialmente sobre os versos 34 e 35 de João 13.

Evangelho de João 13:34-35 faz parte de um contexto maior, que se inicia no verso 1 e vai até o 38. Não apenas a atmosfera festiva da Páscoa, lembrança da libertação poderosa de Israel do jugo do Egito, mas também o revelar da traição e fracasso daquele grupo, e até mesmo as reações de descrença e o questionamento deles, caracterizam a singularidade do momento, trazendo contornos dramáticos à narrativa.

Ao retroceder até a última Páscoa, a primeira Ceia do Senhor, somos conduzidos a um encontro extremamente significativo de Jesus Cristo com Seus discípulos. Na hora da celebração pascoal, Jesus, consciente do amor do Pai, demonstra humildade ao lavar os pés de Seus discípulos, mesmo diante da iminência de Sua morte. Mesmo ali, Ele não se furta em ensinar, usando Seu exemplo na exortação aos seus discípulos, insistindo para que eles fizessem o mesmo uns pelos outros.

Já o verso 34 aponta para um novo mandamento de Jesus, que instrui Seus discípulos a se amarem mutuamente como Ele os amou. O termo "mandamento" aponta para ordens legais, preceitos morais ou instruções religiosas, devendo ser compreendido como um amálgama dos três. Esse mandamento é um conselho de amor que deve ser entendido como uma clara instrução e obedecido como uma lei.

Este amor mútuo deve ser constante e auto-sacrificial, como de fato é o de Cristo. É nisso que ele se constitui novo, pois agora o padrão de amar o próximo,  principalmente, mas não exclusivamente, os discípulos de Jesus, é a disposição de Cristo e não mais "o amor a si mesmo".

Essa atitude torna-se o distintivo do verdadeiro discípulo de Cristo. E mais, o verso 35 enfatiza que é por meio desse amor genuíno que todos reconhecerão os discípulos de Jesus. A manifestação dessa qualidade gloriosa exerce influência sobre o mundo, permitindo que as pessoas identifiquem a verdadeira conexão desses crentes com Cristo. E isso, tanto para a salvação quanto para a condenação deles. Afinal, esse autêntico amor prático é o testemunho tangível da presença de Deus em suas vidas.

Assim somos desafiados a aplicar essas verdades em nossa vida espiritual, reconhecendo que "o fruto revela a árvore". Se Deus é amor, Seus filhos devem refletir esse amor. Se estamos em Cristo, então amaremos uns aos outros assim como Ele nos amou.

Portanto, entre a tristeza pela escassez de frutos e a alegria  por não sermos árvores infrutíferas destinadas à maldição, é necessário fazer aquilo que a Palavra ordena. E por isso, agarre-se firmemente à Verdade que gera vida, ou seja, leitura bíblica regular, consistência na oração e participação ativa na vida da Igreja. Busque conhecer profundamente a Verdade com estudos diligentes da Palavra. Invista tempo e recursos no seu crescimento espiritual e teológico.

Deixe-se conhecer pela Palavra; faça autoavaliação constante e sincera de todas as áreas da vida. Aceite a "poda" com alegria, ela nos prepara para produzir mais e melhor, pois a disciplina divina é parte do plano transformador de Deus. Comemore as pequenas vitórias, mas não se contente com isso...

...continue progredindo rumo à estatura de Cristo.


Sem mais, Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sua vez de dizer alguma coisa! Será bom te ouvir (ou ler), mas lembre-se da boa educação.